Porta vinho com suporte para taças meu novo desafio. Milhares de ideias surgem quando queremos criar algo diferente, foi aí que pintou a ideia de fazer um porta vinhos que vi no Pinterest muito bonito e interessante.
Trabalhar com madeira de pallets abre uma grande possibilidade de fazer qualquer peça, seja móveis ou qualquer outro objetos decorativos.
Usando a criatividade e com um pouco de inspiração podemos usar este material que é descartado muitas vezes na natureza para fabricar o que quisermos.
Este porta vinhos é para Três garrafas deitadas e 8 taças penduradas pelas bases e pode ser fixado facilmente na parede.
Para quem entende um pouco sobre vinhos sabe que as garrafas devem ficar sempre deitadas para umedecer a rolha para que fique inchada travando assim a entrada de ar para dentro da garrafa e assim conservando a qualidade do vinho por muitos anos.
Veja como esse porta vinho:
Usei poucas madeiras de pallet para fazer e escolhi as ripas mais retas e planas possíveis para desenvolver esse suporte de vinho. Para criar um porta vinho é preciso conhecer algumas medidas como altura e diâmetro das garrafas e também das taças. Tendo em mãos as medidas das garrafas e das taças foi bem mais simples fabricar este suporte para garrafas de vinho.
Postagens relacionadas.
Vamos então às medidas para fazer esse porta vinho de madeira
Em média uma garrafa de vinho tem entre 21 a 25 cm de comprimento e 8 cm de diâmetro e para que a maiorias das garrafas de vinho caibam deixei as prateleiras com uma medida de 30 cm comprimento e 9 cm de largura. Já os penduradores das taças é um pouco mais complicado pelo fato de haver uma variação maior de medidas.
Como as taças de vinho vareiam de tamanhos, tanto no comprimento como nas bases é preciso deixar espaço suficiente para todas.
A moldura do porta vinhos ficou com 70 cm de largura x 80 cm altura e a espessura 3 cm. Usei ripas de 7,4 cm largura x 1,5 cm espessura.
Veja na figura abaixo
Usei pregos e cola de madeira para fixar as partes, ficou bem firme meu suporte para vinhos. Se desejar um acabamento mais refinado use parafusos no lugar dos pregos.
Os suportes das taças foram cortados em diagonal com 45° para poder encaixar as bases das taças para que não caiam.
Também é possível pintar ou tonalizar as madeiras e deixar seu porta vinho bem personalizado com pinturas de tintas, vernizes e poli Stein na cor desejada.
Gosto de tonalizar usando corante com água, assim o aspecto da madeira prevalece deixando a aparência da peça com uma cor suave.
Então o que você achou desse modelo de porta vinhos feito de pallets? Se tiver alguma dúvida fale comigo pelos comentários OK.
Um forte abraço! Veja mais 30 ideias de adegas para vinho no meu canal