Veja nesse artigo como fiz um banco de madeira de pallets simples, porem muito reforçado e bonito sem maiores complicações. Esse banco de madeira ficou muito reforçado e bonito.
Como participo de alguns grupos de profissionais que trabalham com madeira de pallets, sempre vejo projetos concluídos de bancos e banquetas de madeira de pallets muito interessantes e estilosos.
Minha ideia de início era trabalhar só com artesanatos, ou seja, fazer apenas peças pequenas e variadas de madeira.
Como minha barraca é bem visitada meus clientes sempre dando a ideia para que eu fizesse esse tibo de banco de madeira.
Devido a demanda dos pedidos resolvi enfrentar o desafio de fazer um banco de madeira bem legal e bonito como meus amigos postam nos grupos que acompanho no Facebook.
Devido a demanda dos pedidos resolvi enfrentar o desafio de fazer um banco de madeira bem legal e bonito como meus amigos postam nos grupos que acompanho no Facebook.
Veja como ficou meu banco de madeira:
Iniciando o projeto do banco de madeira
Vamos então ao projeto e começar o planejamento das peças. Sempre faço um desenho primeiro das peças, mas dessa vez resolvi fazer apenas com o que eu tinha na mente e fazer o desenho depois que o banco de madeira estivesse pronto para deixar aqui no blog.
Como já havia feito algumas banquetas não foi muito difícil fazer este banco, na verdade foi mais simples que imaginei,
Como já havia feito algumas banquetas não foi muito difícil fazer este banco, na verdade foi mais simples que imaginei,
Calculei as medidas de acordo com cadeiras e bancos que eu tenho em casa e defini então que meu banco ficaria com 1 mt de comprimento o acento ficaria com 50 cm de altura e o encosto também ficaria com 50 cm de altura somando 1 mt total.
Parti para separar as madeira e usei taboas de 10 cm de largura x 1mt de comprimento x 2 cm espessura.
Veja também:
Veja também:
Veja o projeto abaixo:
Click na imagem para ampliar
Concluindo o banco de madeira
Depois de cortadas as madeiras nas medidas passei no desengrossador para limpar bem e quebrar os cantos (chanfrar).
Os 2 pés traseiros do banco ficaram com 1 mt de altura fiz um corte em diagonal de 5 cm para 10 cm até a metade da taboa (50 cm) para fixar as ripas do encosto.
As ripas do encosto fiz com 3 taboas de 10 cm de largura x 1 mt de comprimento cortando ao meio fazendo 6 ripas e deixei os cantos bem chanfrados.
Os pés dianteiros deixei com 6 cm de largura por 48 cm de comprimento.
A montagem do banco de madeira comecei pelo encosto parafusando e colando as ripas com uma distancia de 4,5 cm de cada uma e fixei com parafusos de 35 mm de comprimento por 4 mm de diâmetro com cola de madeira branca.
Após a montagem do encosto fixei as travessas de reforço superior dos pés já com os pés dianteiros parafusados em 90º.
Fixando os reforços dos pés do banco de madeira
Já com os pés montados, parafusados e colados, parti para fixação dos reforços inferiores dos pés.
Depois dessa montagem finalizei parafusando e colando as madeiras do acento e para dar um charme no banco de madeira resolvi fazer uma madeira de acabamento frontal com cortes redondos.
Fiz os cortes arredondados usando uma furadeira de bancada e uma serra copo de 54 mm de diâmetro numa taboa de 1 mt de comprimento.
Depois dei uma mão de seladora para finalizar o acabamento do banco de madeira.
Dependendo de onde o banco ira ficar será preciso outros tipos de pintura como: Verniz marítimo ou stain se caso ficar no tempo como vasos e floreiras que ficam em Jardim e varandas).
Verniz comum ou pinturas coloridas com esmalte sintético se for usado em salas, cozinhas e quartos ou outro lugar que não fique exposto ao tempo.
Espero que tenha gostado desse banco de madeira feito de pallets e me diga o que você achou nos comentários Ok.
Veja apresentação em vídeo desse projeto no meu canal do Youtube!